quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CAIXA DE PANDORA


Caixa de pandora

 

 

Inicio pelo fim, amiúde é a melhor maneira. A imagem do personagem encarando o espelho,  espelha o fulcro da questão.

Se não exigirmos de nós, faltar-nos-ão argumentos para criticarmos “urbi et orbi”. Do meu blog (blog cd Jayme – 29/08/2012 – Eticidade):

 

“O que nos é permitido, também o é aos nossos opositores; o que lhes renegamos, devemos fazê-lo a nós também”.

 

Em política, a “ética” é elástica, influente prócer político num programa da Guaíba que tinha por âncora Armando Burd, pespegou:

 

-“Se nossos  adversários tem problemas, os aumentamos; se não tem, inventamos; se nossos aliados os tem, ocultamos”.

 

Se analisarmos os fatos ao longo do tempo, torna-se irrefutável que  a ética se assemelha a um” samba de crioulo doido”, cada vez que uma facção ascende o poder amolda-a aos seus critérios e pior, O POVO SE AMOLDA JUNTO. Lembro que no início da década 60, houve marchas pregando mudanças institucionais, FORA GRUPOS DOS 11 – FORA PROTO-COMUNISTAS. Etc.

Veio a “Redentora”, o povo até doou “ouro para o Brasil”.

Esgotado o ciclo, como profetizava Arlindo Pasqualini (Folha da Tarde), os “graxains” voltaram, se abancaram, mimetizados ocuparam todas as posições e se infiltraram em todos os partidos.

O PT que por 25 anos profligrara a corrupção, como a ”Raposa e as uvas” de Esopo achava-a não apenas verdes, mas putrefatas.

Alcançou o poder... locupletou-se. E como!!! Afinal de contas, todos agem assim,  por quê nós não?




 

Na ânsia de estender seu período de poder sem os artifícios do Hugo Chaves, o “Nosso Guia” entronizou uma pessoa que julgou (erradamente), seria um simples mandalete no interregno, permanecendo a mexer os cordéis por trás dos panos. Quando a Dilma mostrou que não era marionete, defenestrou ministros pré-impostos, não pressionou o STF... INDIGNAÇÃO!!!  Não é assim que se age, e a GOVERNABILIDADE??? E a BLINDAGEM DOS COMPANHEIROS???

O ALI-BABÁ SURTOU!!!

Posso me enganar, a presidente não é nenhuma santa, mas penso que posso assegurar, não é pau-mandado (falo sem perfilhamento, que não sou de me perfilar... nem votei nela).

 

Quando PANDORA a primeira mulher criada por ZEUS abriu a caixa e libertou todos os males, permaneceu reclusa a ESPERANÇA). Esperemos que a nossa PANDORA não imite a primeva e, ao contrário, reaprisione a quadrilha do ALI-BABÁ, com ele junto, se possível.

Poderá não conseguir, será que vai tentar?






 

 

 

Finalizo pelo início, a ESPERANÇA sairá da Caixa de Pandora e sinalizará uma luz no fim do túnel quando encararmos não apenas o espelho mas vivermos de tal modo que façamos jus  ao desejo formulado a um recém-nascido (não recordo o autor):

 

“Hoje, todos sorriam e apenas tu choravas, viva te tal maneira que, quando empreenderes a derradeira jornada, todos chorem e apena tu sorrias”.

 

Um abraço,

Jayme


 


Se não ensarilharmos as armas, jamais


usufruiremos a PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário