domingo, 23 de setembro de 2012

ILHAS DAS JARARACAS


 
 
 
 
 
 
 
 
                                 
 
                                 
 
 
 
No intuito de obter maiores dados referentes às jararacas que habitam as ilhas Alcatrazes e Queimada grande, acessei o YouTube, deparei-me com o anúncio abaixo.

P.S.: E, depois de induzirem visitas inexequíveis, pedem moderação aos meus comentários!!!

 

                     
 
 
Sexta-feira falamos da Jararaca-ilhoa que vive na Ilha da Queimada Grande em Itanhaém, hoje falaremos de outra ilha do litoral norte paulista e que abriga outra espécie endêmica de jararaca. Essa outra ilha é a maior e principal de um pequeno arquipélago a cerca de 35 quilômetros da cidade litorânea de São Sebastião, tem uma área aproximada de 196 hectares e recebe o nome de Ilha de Alcatrazes. Essa ilha que vista de longe parece uma ilha misteriosa, lembra a ilha do King Kong? Abriga uma outra espécie, a jararaca-de-alcatrazes.

Essa ilha também é fechada a visitação e ainda serve como alvo de tiros para treinamento da Marinha Brasileira. Alcatrazes é mais proibida em relação a sua irmã a Ilha da Queimada Grande, qualquer aproximação deve ser autorizada pela Marinha Brasileira e também pelo IBAMA. Por ser alvo constante de artilharia, a ilha perdeu uma grande parte de sua Mata Atlântica, restando palmeiras e uma vegetação rasteira no costão. Mesmo assim, a ilha é considerada como o maior ninhal de aves marinhas da região sudeste do Brasi

 

  1.    Jayme José de Oliveira, em 23/09/2012 às 15:04 disse:

 O seu comentário está aguardando moderação.

Considerando que há onze mil anos as ilhas Queimada Grande e Alcatrazes estão isoladas do continente, podemos aceitar que suas espécies nativas, principalmente as jararacas, conseguiram evoluir sem miscigenações e , como nas ilhas Galápagos (Charles Darwin), podem e devem ser objeto de estudos.



Jayme José de Oliveira, em 23/09/2012 às 15:07 disse:

 O seu comentário está aguardando moderação.

Não vejo nenhum motivo válido para o pedido de moderação. Os termos usados são politicamente corretos e o assunto perfeitamente coadunado com a exposição contida no corpo do texto original.



Jayme José de Oliveira, em 23/09/2012 às 15:17 disse:

 O seu comentário está aguardando moderação.

Muito mais afoito e imoderado foi o autor do caput ao recomendar turismo numa ilha pejada de ofídios venenosos. Sabendo que não há a menor possibilidade de acesso para o público, incorreu inclusive em propaganda enganosa com o fito de aguçar a curiosidade de possíveis interessados. Jamais me proporia tal passeio, porém não faltariam interessados, apesar dos riscos inerentes. Se há quem se precipite nas cataratas do Niágara (!!!), por quê não esquivar-se de jararacas coleantes?

terça-feira, 18 de setembro de 2012

MARXISMO x CRISTIANISMO


Marxismo x cristianismo

 

 

É recorrente o aparecimento de pronunciamentos de líderes políticos e até mesmo religiosos tentando compatibilizar marxismo com cristianismo.

Karl Marx em “O Capital” afirma textualmente:
“A religião é o ópio do povo” e  prega o ateísmo.

Ora, o fulcro do cristianismo é o teísmo, o que torna visceralmente antagônicas e incompatíveis as duas filosofias, não há a menor possibilidade de amalgamação. NENHUMA! Quem tenta impingir esta veleidade ignora o assunto ou tergiversa, para não usar termos mais contundentes, embora merecidos e consentâneos,

 

 

 

 


 
Papas João Paulo II e Bento XVI

 

 

Quando o Papa João Paulo II abriu a III Conferência Latino Americana dos Bispos, em Puebla, no México, em 1979, ele deixou claro: “Esta visão de Jesus como o Revolucionário de Nazaré não se coaduna com a fé católica”. Com essas palavras o Papa cortava na raiz as pretensões da Teologia da Libertação, de linha marxista-leninista, que se fortalecia na América Latina na década de 70. A partir daí foi visível que o grande Papa iniciou um grande trabalho na Igreja, especialmente junto aos Bispos, para sanar os erros da teologia da libertação; o que foi eficaz, graças a Deus.

 

 

Bento XVI destaca

João Paulo II enfrentou o "marxismo e a ideologia do progresso"

por Octávio Carmo, da Ecclesia, para a Lusa   01 maio 2011

O papa Bento XVI afirmou hoje, domingo, que o beato João Paulo II enfrentou "sistemas políticos e económicos", incluindo o "marxismo e a ideologia do progresso", para cumprir o seu desafio de viver a fé sem "medo".

 

 

 
O comunismo é materialista e é adverso à fé e ao Cristianismo, sendo que produtividade econômica é considerada o único valor reconhecido, de modo que a fé em Deus Criador e em Jesus Cristo Salvador são vistas como inúteis e alienantes. A religião é considerada “o ópio (droga) do povo”, e se odiava a Igreja de Cristo; para ver isto basta ler a obra de Karl Marx, “O Capital”, de 1867. A análise marxista é estruturada sobre a teoria violenta da “luta de classes”, joga uma classe contra outra; é o motor da história. Considera que toda a história é movida pelo conflito entre patrões e operários, o que está errado e injusto, pois muitos outros fatores movem a história: as relações de amor, paz, aliança tanto entre indivíduos como entre sociedades. A mentalidade da luta de classes é anti-cristã porque incita ao ódio e joga irmãos contra irmãos.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

TRANSGÊNICOS


Anexo a correspondência que mantive

versando sobre o assunto transgenia.

Sendo um assunto controverso, deixo

ao livre arbítrio de cada um as

conclusões que mais se coadunem com

seu discernimento.




Escreveu um livro no qual, entre outros argumentos contra os transgênicos, asseverava que os mesmos poderiam contaminar os agricultores e ou consumidores com o vírus da AIDS. Como na técnica de transgenia são utilizados genes de outras espécies vivas, imaginou que tal excrescência fosse factível. Para exemplificar, na obtenção do arroz dourado (no GOOGLE tem alguns dados e fotos) há a combinação de genes de arroz, um duma bactéria e dois do narciso (flor). Resulta numa gramínea que produz licopeno (C40H56), que agrega 1 molécula de oxigênio e produz 2 moléculas de beta-caroteno, a pró-vitamina A. É uma grande esperança para crianças da Ásia e África regiões em que dezenas de milhares de crianças nascem com problemas oculares originados pela falta dela. Se faz mister introduzir na alimentação os elementos carentes, uma vez que distribuir a vitamina em comprimidos se torna inviável. Similarmente, o Brasil erradicou o bócio agregando iodo ao sal de cozinha. No futuro, mais e mais os transgênicos serão popularizados. A insulina (da qual dependo), vacinas (H1N1, por exemplo) e muitos fármacos já são disponibilizados. Uma das vantagens é a de minimizar as reações alérgicas que impossibilitariam, por exemplo, a administração de insulina com origem animal.

 
 
 
Arroz dourado
 
Resposta

Transgênicos é uma das grandes polêmicos atuais. Temos milhares de argumentos a favor e milhares de argumentos contra. Não é uma área que domino e por isso não costumo dar opiniões sobre o que desconheço ou tenho pouco conhecimento. Falando sobre o que conheço e sei. Há alimentos para alimentar toda a população mundial e há remédios que podem atender a quase totalidade das necessidades mundiais. Isso só não é feito porque vivemos num sistema onde tens dinheiro - você tem acesso. Não tens dinheiro - não se tem acesso. Esta é a realidade nua e crua.

Réplica                               

Tens toda a razão em argumentar sobre os perigos de novas tecnologias, elas podem ser direcionadas para o bem, para o mal ou em ambas as direções. Apresento exemplos: O mais paradigmático é a invenção de Alfred Nobel (a dinamite). Financiadora do maior prêmio a cientistas e homens que se destacam anualmente, quando usada para finalidades construtivas, é bem-vinda, contudo, assaltantes de caixas eletrônicos também a utilizam. Com o aço podemos forjar um bisturi que salva ou um punhal que assassina (não o punhal, quem o manipula). O átomo já destruiu Hiroshima e Nagasaki, em compensação, milhões de vidas foram salvas pelo uso medicinal. Possuo alguns conhecimentos de genética, incluindo transgenia e posso te assegurar que o mesmo acontece com seu uso. A insulina que me assegura viver é transgênica, mas pode-se criar vírus letais modificando geneticamente cepas não letais. Novamente, a ciência não é perigosa, seu mau uso SIM! O avanço dos conhecimentos poderá nos elevar aos píncaros ou destruir a civilização num inferno atômico ou por vírus impossíveis de serem controlados em tempo hábil. Esperemos (eu espero) que ao contrário de Pandora da mitologia, ao abrirmos a caixa do conhecimento saia a Esperança e não os males. Finalmente, não acredito que tenhamos sido criados para um fim inglório.
Nas imagens abaixo podemos visualizar o cogumelo atômico que destruiu Hiroshima, o vírus ebola  e as regiões da África onde ele se apresenta de forma endêmica (a foto agregada nos mostra as zonas hemorrágicas).
 

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

GENOCIDAS


Falácias surgem, espalham-se como rastilhos de pólvora, caem nos ouvidos dos ingênuos e... adquirem foros de veracidade.
 
...transgênicos transmitem o vírus da AIDS. (Frei Sérgio Goergen, ex-deputado do PT)
...a vacina H1N1 é perigosa, pode provocar a contaminação.
...misturar vinho com melancia é indigesto.
   etc., etc., etc. ...
e uma que, de tanto ser repetida, incrustou de maneira desafiadora a qualquer dúvida:
 
As esquerdas são progressistas, conduzem ao bem-estar social e defendem os direitos humanos em contraponto à direita reacionária, concentradora de renda e genocida. Hitler, Pinochet... trucidarem milhões de pessoas.
 
Com dados que estão ao alcance de todos, exponho nomes, fotos, datas de nascimento e morte, nacionalidades e número de vítimas de 10 dos maiores genocidas. De direita, esquerda e até de épocas mais remotas:
Façam as contas: Mao-Tse-Tung, Joseph Stalin e Pol Pot trucidaram o dobro da soma de todos os outros.
 
 
 

CAIXA DE PANDORA


Caixa de pandora

 

 

Inicio pelo fim, amiúde é a melhor maneira. A imagem do personagem encarando o espelho,  espelha o fulcro da questão.

Se não exigirmos de nós, faltar-nos-ão argumentos para criticarmos “urbi et orbi”. Do meu blog (blog cd Jayme – 29/08/2012 – Eticidade):

 

“O que nos é permitido, também o é aos nossos opositores; o que lhes renegamos, devemos fazê-lo a nós também”.

 

Em política, a “ética” é elástica, influente prócer político num programa da Guaíba que tinha por âncora Armando Burd, pespegou:

 

-“Se nossos  adversários tem problemas, os aumentamos; se não tem, inventamos; se nossos aliados os tem, ocultamos”.

 

Se analisarmos os fatos ao longo do tempo, torna-se irrefutável que  a ética se assemelha a um” samba de crioulo doido”, cada vez que uma facção ascende o poder amolda-a aos seus critérios e pior, O POVO SE AMOLDA JUNTO. Lembro que no início da década 60, houve marchas pregando mudanças institucionais, FORA GRUPOS DOS 11 – FORA PROTO-COMUNISTAS. Etc.

Veio a “Redentora”, o povo até doou “ouro para o Brasil”.

Esgotado o ciclo, como profetizava Arlindo Pasqualini (Folha da Tarde), os “graxains” voltaram, se abancaram, mimetizados ocuparam todas as posições e se infiltraram em todos os partidos.

O PT que por 25 anos profligrara a corrupção, como a ”Raposa e as uvas” de Esopo achava-a não apenas verdes, mas putrefatas.

Alcançou o poder... locupletou-se. E como!!! Afinal de contas, todos agem assim,  por quê nós não?




 

Na ânsia de estender seu período de poder sem os artifícios do Hugo Chaves, o “Nosso Guia” entronizou uma pessoa que julgou (erradamente), seria um simples mandalete no interregno, permanecendo a mexer os cordéis por trás dos panos. Quando a Dilma mostrou que não era marionete, defenestrou ministros pré-impostos, não pressionou o STF... INDIGNAÇÃO!!!  Não é assim que se age, e a GOVERNABILIDADE??? E a BLINDAGEM DOS COMPANHEIROS???

O ALI-BABÁ SURTOU!!!

Posso me enganar, a presidente não é nenhuma santa, mas penso que posso assegurar, não é pau-mandado (falo sem perfilhamento, que não sou de me perfilar... nem votei nela).

 

Quando PANDORA a primeira mulher criada por ZEUS abriu a caixa e libertou todos os males, permaneceu reclusa a ESPERANÇA). Esperemos que a nossa PANDORA não imite a primeva e, ao contrário, reaprisione a quadrilha do ALI-BABÁ, com ele junto, se possível.

Poderá não conseguir, será que vai tentar?






 

 

 

Finalizo pelo início, a ESPERANÇA sairá da Caixa de Pandora e sinalizará uma luz no fim do túnel quando encararmos não apenas o espelho mas vivermos de tal modo que façamos jus  ao desejo formulado a um recém-nascido (não recordo o autor):

 

“Hoje, todos sorriam e apenas tu choravas, viva te tal maneira que, quando empreenderes a derradeira jornada, todos chorem e apena tu sorrias”.

 

Um abraço,

Jayme


 


Se não ensarilharmos as armas, jamais


usufruiremos a PAZ!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

DUPLICAÇÃO BR 116 - RODOVIA DO PARQUE (BR 448)

 
DUPLICAÇÃO DA BR 116
 
O TCU está investigando um superfaturamento de
R$ 968.000.000,00
 
 
 
 

BR 116 que liga Guaíba a Pelotas

 

Prazo da obra confirmada hoje por Paulo Passos e Tarso Genro é de três anos, ao custo inicial de R$ 780 milhões | Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini

Da Redação

O ministro dos transportes, Paulo Passos, e o governador Tarso Genro liberaram na manhã desta segunda-feira (20) a ordem de início para a execução das obras de duplicação da BR 116 ­ Guaíba/Pelotas e BR 116/392 ­ contorno de Pelotas.O trecho que será duplicado é o principal acesso à única zona portuária do Rio Grande do Sul, em Rio Grande. Pelos 210 Km da rodovia federal que ligam Guaíba a Pelotas circulam cerca de 10 mil veículos por dia, 70% deles, caminhões. O contorno de Pelotas integra a qualificação do chamado corredor de exportação eixo Porto Alegre–Rio Grande.

O prazo para a obra na BR 116, que será dividida em nove lotes, é de três anos; os custos previstos são de R$ 780 milhões e outros R$ 173,9 milhões após 2014, totalizando R$ 953 milhões investidos. Já o anel viário de acesso a Pelotas tem valor de custo avaliado em R$ 430 milhões. ambas as obras pertencem ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) ainda negocia com a Fundação Nacional do Índio (Funai) a liberação dos lotes de 1 a 4, entre Guaíba e Camaquã, já que no km 1 existe uma aldeia indígena. Cabe a Funai dar o aval ou solicitar novas adequações para que a obra inicie.


RODOVIA DO PARQUE - BR 448
 
O TCU está investigando uma duplicidade de pagamento
no valor de R$ 918.000.000,00
 
 


                                                                                 


 

 
 
 


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

RESIDÊNCIAS RUPESTRES (IRÃ)

 
 
Por incrível que possa parecer, ainda nos dias atuais muitas pessoas
vivem em residências rupestres. Montanhas eram escavadas desde
milhares de anos na região da Ásia Menor e, na atualidade, este hábito
subsiste. Melhorias e confortos proporcionados pelas modernas tecnologias foram agregadas e... um relativo conforto é proporcionado
aos modernos "homens das cavernas".

PINTURAS RUPESTRES

 
 
 
Admirável a capacidade da humanidade em representar por meio de símbolos. Exige discernimento e capacidade para sair do dia-a-dia e adentrar nos assombrosos mundos apenas atingíveis através da imaginação. Há dezessete mil anos nossos ancestrais, vivendo num mundo que lhes antepunha dificuldades além de nosso conhecimento, abstraía as circunstâncias da luta pela sobrevivência  para ascender a um degrau que já os diferenciavam dos seres animados contemporâneos.
Assim, passo a passo, de Lascaux a Micheangelo, Bernini, Picasso et alii.
 
Para maiores detalhes, digite no GOOGLE: "Pinturas rupestres".
Disponibilizar-se-ão imagens e textos abrangendo locais em diversos
locais e países.
 
 
Agrego a seguir um texto extraído do GOOGLE:
 
 
Pintura Rupestre é um tipo de arte feita pelos homens pré-históricos nas paredes das cavernas. Como os homens desta época não tinham um sistema de escrita desenvolvido, utilizam os desenhos como uma forma de comunicação. Retratavam nestas pinturas cenas do cotidiano como, por exemplo, a caça, animais, descobertas, plantas, rituais etc. As paredes das cavernas serviam também como uma espécie de agenda, onde eram desenhadas algumas idéias ou mensagens. Os homens pré-históricos faziam estes desenhos utilizando elementos da natureza: extrato retirado de plantas, árvores e frutos, sangue de animais, carvão, rochas etc. Aqui no Brasil existem vários exemplos deste tipo de arte no estado do Piauí, no sítio arqueológico do Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato.
 
 
 
PINTURAS RUPESTRES DE LASCAUX