Coluna publicadda em "www.litoralmania.co.br"" - 26/10/2.016
O SONHO DE ÍCARO 5 - O ESPAÇO, A ÚLTIMA FRONTEIRA, O ESPAÇO
“Por
mais brilhante que sejas, se não fores transparente, tua sombra será escura”.
O SONHO DE
ÍCARO 5 – A ÚLTIMA FRONTEIRA, O ESPAÇO
Falar
em viagens espaciais é uma utopia? Recordemos que, em 1.906, Santos Dumont
realizou o primeiro voo sem auxílio de catapulta com seu 14-bis e, em 1.957, o
Sputnik entrou em órbita. O que nos reservam os próximos 100 anos?
O que
se projeta é de uma magnificência tal que, mesmo atualmente se considere um
sonho utópico, podemos vislumbrar a última fronteira: o espaço sideral.
Projetistas
trabalham afanosamente em aviões ainda mais seguros e menos poluentes. O motor
a jato é conceitualmente muito simples. Ele opera seguindo a lei de Newton,
ação e reação. O ar entra, passa por um compressor até atingir o núcleo do
motor onde o combustível é queimado e produz exaustão de gases por trás,
propelindo a turbina e acelerando o avião. Projetistas tiveram a ideia de incluir uma ventoinha à frente do moto para
fazer que parte do ar contornasse o motor
e vazasse pelos lados. Aumenta a potência e diminui o consumo em 15%,
além de ser mais silencioso. A General Electric e Rolls-Royce propõem alterar a
parte frontal do motor e usar materiais compostos e cerâmica. Mais 15% de
potência.
Para
2.050 a Airbus prevê parte da fuselagem transparente permitindo aos passageiros
uma sensação de voo diferente de tudo que temos hoje. Isso será possível
lançando mão do grafeno, material feito de carbono que é centenas de vezes mais
resistente que o aço.
A
VOLTA DOS SUPERSÔNICOS
Em 21
de janeiro de 1.976 decolou o primeiro avião supersônico de passageiros, o
Concorde. Ele fazia o trecho Londres-Nova York em três horas, a metade dum jato
convencional. Atingia 2.179 km/h numa altitude de 16 a 17 mil metros. O
Concorde, apesar do glamour do voo supersônico acabou virando peça de museu
devido a problemas técnicos e de rentabilidade.
Mais
de 10 anos após, várias empresas apostam em poder encontrar a fórmula
bem-sucedida para um avião supersônico.
O N+2
da Loockheed Martin foi desenhado para 80 passageiros. Dotado de três
motores turbojatos e desenvolve
velocidade 70% maior que o som (834,13 km/h a 10ºC), com um boom sônico cem
vezes menor que o Concorde.
A Boom
Technoligy dos EUA aposta num design ousado, que poderia atingir 2,2 vezes a
velocidade do som (2.612 km/h a 10ºC) com 40 passageiro; O projeto ainda esta
na fase inicial de planejamento.
O
ESPAÇO, FRONTEIRA FINAL
A
aviação foi possivelmente a maior conquista tecnológica da aviação, um passo
para aproximar as pessoas no planeta como Phileas Fogg, personagem da “A volta ao mundo em 80
dias”, romance de Júlio Verne. Baseado em fatos reais, jamais poderia imaginar.
Hoje, em poucas horas se pode atingir qualquer ponto da Terra.
A
história da aviação prova que o impossível hoje é a realidade de amanhã. Ainda
é cedo para falar em viagens interplanetárias. É só uma questão de tempo. A
partir de 2.017 e 2.018, quando devem voar as cápsulas Dragon 2, da Space X, e
CST-100 Spaceliner, da Boeing ir ao espaço em viagens suborbitais será como
comprar uma passagem intercontinental, custará US$ 250 mil.
OI
Spaceport América, localizado no Novo México (EUA), deve ser a principal base
de operações da Virgin Galac tic, empresa que promete realizar voos espaciais
de turismo nos próximos anos.
Em
2.004 a administração dos Estados Unidos anunciou que nova “Vision for Space
Exploration” apresentou a missão tripulada a Marte como uma de suas maiores
apostas. Em 2.010. uma nova proposta de lei foi assinada permitindo uma missão
tripulada por volta de 2.030.
DEPOIS,
O COSMO É O LIMITE.
Os dados para esta coluna foram recolhidos na revista
“Superinteressante”, edição 363-A e no
Google.
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