terça-feira, 10 de março de 2015

DISCURSO ELEITORAL




Discurso eleitoral – Por Jayme José de Oliveira

Publicado por Ponto e contraponto em 10/03/2015 as 10:33

Jayme José de Oliveira
Em coluna anterior apresentei Mario Moreno (Cantinflas), um humorista falando sério.
Hoje, Mariael Melo, um repentista nordestino declama uma paródia. O link permite acesso à interpretação de Mariael.
Um senador de estado passou dessa pra melhor, ou pra outra bem pior, eu vou relatar o passado. Chegando, o pobre coitado na porta do firmamento, São Pedro disse: “Um momento!
Tenha calma cidadão! Faça aqui sua opção e assine o requerimento, pois aqui tem governia e tudo está em seu lugar e você pode optar onde quer passar o dia. Depois, com democracia, me dará sua resposta, fazendo sua proposta de ir para o céu ou para o inferno, viver de túnica ou de terno, do jeito que você gosta…
E então o senador  assinou a papelada e descendo por uma escada entrou num elevador e desceu com um assessor para o inferno conhecer, pra depois escolher onde queria morar e qual seria o lugar que escolheria viver.
No inferno ele viu um campo todo gramado, verdinho, bem arrumado, como os que tem no Brasil. Um homem grande e gentil lhe disse:
“Eu sou o Cão! Muito prazer meu irmão!
Aqui é você que manda”! E deu ordens pra que a banda tocasse outro baião!
Encaminhou a visita para uma mesa repleta, numa assessoria completa num alpendre de palafita. Uma assistente bonita, cerveja, whiskys, salgados, dinheiro, para os carteados, charutos dos bons e cubanos. Foi relembrando dos anos e dos acordos fechados. Encontrou com os amigos dos tempos áureos de glórias, relembrando as histórias
que já havia esquecido.
Whiskys envelhecidos não paravam de chegar.
Parecia um marajá, jogando cartas e fumando, mas já estava chegando a hora dele voltar!
E então no elevador ele  voltou a subir, para então decidir e finalmente propor.
E no céu o senador vê um cenário de paz com um sereno assaz, anjinhos tocando lira… São Pedro disse: “Confira, escolhe e não volte atrás”.
Era um silêncio danado, sem whisky, sem cerveja, no máximo uma cereja e ele já agoniado, disse assim, ressaquiado:
“Já tomei minha decisão, quero morar com o Cão, pois lá me sinto melhor. Não que aqui seja pior, é questão de opinião”. São Pedro disse: “Pois bem, pode ir para o elevador que logo o assessor fará o que lhe convém”. O senador  disse “Amém”, já pensando no sucesso que seria seu regresso para o quinto do inferno. Lá também serei eterno e a tudo terei acesso.
E assim ele desceu, numa imensa alegria, sentiu logo uma agonia, algo estranho percebeu. Atrás desapareceu a porta do elevador e o pobre senador só via fogo e tortura. Deu-lhe logo uma amargura, naquele cenário de horror.
Nisso ia passando o Cão e deu-lhe uma chibatada, sorrindo em gargalhada e remexendo um caldeirão, empurrou-lhe um ferrão deixando a testa ferida.
Puto da vida disse: “Rapaz, sou eu, o senador! Se esqueceu? Cadê aquela acolhida?
Eu peguei o bonde errado ou o cabra se atrapalhou e para cá me mandou, deve ter se enganado! Meu lugar é no gramado, jogando carta e fumando. Eu não estou lhe cobrando, você me ofereceu whisky, se esqueceu”?
Eu só posso estar delirando”…
E o diabo a sorrir lhe disse:
Seja bem-vindo, mas o que está pedindo eu não vou poder cumprir…
Quando estiveste aqui, naquela ocasião, não era outra coisa não,
TAMBÉM NÃO ME LEVE A MAL,
FOI CAMPANHA ELEITORAL
E EU GANHEI A ELEIÇÃO!

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário