sábado, 19 de outubro de 2013

MARCIANO SCHMITZ




1953 - Nasce em Novo Hamburgo (RS) o pintor, escultor e professor Marciano Schmitz.
1967 - Iniciou sua formação no Instituto de Belas Artes de Novo Hamburgo. Este foi o começo de sua trajetória no estudo, na produção artística em pintura e escultura e na idealização de movimentos culturais na cidade.
1974 - Integrou o primeiro movimento de arte da região, o "Cavalo Azul", onde criou um centro de pesquisa de arte dedicado a desenvolver os artistas da região e divulgar os seus trabalhos.
1974 - Demonstrou a nítida influência do movimento surrealista e da pintura metafísica, explorando o subconsciente com alguma conotação do mundo social.
1977 - Considerado pelo artista como o "Ano de Ouro", integrou o movimento de arte "Casa Velha". Este foi o início de sua profissionalização. Foi uma nova galeria que procurava descobrir e estruturar a expressão artística. Casou-se com Regina Schneider com quem vive até hoje. Formou-se no Instituto de Arte de Novo Hamburgo.
1978 - Passou a manifestar em sua arte o caráter social com inclinação para o monumentalismo e muralismo. Também procurou enaltecer o espírito provinciano.  O Monumento à Bíblia no Parque Floresta Imperial, em Novo Hamburgo, é deste período.
1980 - Voltou sua forma de expressão ao muralismo sacro em quem faz uma junção da impressão e do dogma religioso.
1082 - Criou a fachada escultórica do Teatro Paschoal Carlos Magno, em Novo Hamburgo.
1986 - Produziu os dois painéis da Catedral São Luiz de Novo Hamburgo. Esta é, até então, a maior obra de Marciano em tela, resultado de uma pesquisa sobre a vida dos santos. Foi sua primeira obra sacra.
 
Na Catedral de Pedra, em Canela, pintou três painéis que retratam  a aparição de Nossa Senhora, a Agonia dos Anjos e a Anunciação. Assinou também os brasões dos quatro evangelistas.
 
Tive a oportunidade de acompanhar a evolução deste artista quando clinicava em Novo Hamburgo, era vizinho da família Schmitz e cirurgião-dentista de Marciano e esposa. Um acervo de quadros por ele pintados na época, de uma beleza e perfeição técnica impressionantes adornam o apartamento de minha filha, a cirurgiã bucomaxilofacial Dra. Marília Gerhardt de Oliveira. Considero a tela que representa recipientes transparentes uma das melhores que tive oportunidade de admirar, é a primeiro abaixo, as três subsequentes são murais da Catedral de Pedra.

 
 
 
 

 
 
 
 
 
 



 
 
 

















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