quarta-feira, 22 de março de 2017

NUDIBRÂNQUIOS, PEQUENAS MARAVILHAS DA NATUREZA





PONTO E CONTRAPONTO - por Jayme José de Oliveira
“Por mais brilhante que sejas, se não fores transparente, tua sombra será escura”.

NUDIBRÂNQUIOS, PEQUENAS MARAVILHAS DA NATUREZA

A vida no ambiente marinho, entre sua maravilhas nos surpreende com a colorida exibição dos nudibrânquios.  A natureza não se cansa de encher nossos olhos com inúmeras criaturas que ela esparge às mãos-cheias, entre elas eles ocupam, sem sombra de dúvida, um  lugar de destaque. São talvez os mais coloridos e belos seres marinhos, subdivididos em mais de 3.000 espécies. Seu tamanho varia de 2 a 6 centímetros e as cores exuberantes ocultam toxinas mortais que desestimulam os predadores. Encontram-se em todos os mares e, no Brasil, proliferam em abundância nas águas rasas e de temperatura amena. Seu nome deriva de serem suas brânquias respiratórias expostas em formato de ramalhete.
Os nudibrânquios são hermafroditas, possuem órgãos sexuais de ambos os sexos mas, devido ao seu posicionamento são incapazes de se autofecundar e por isso formam pares que trocam espermatozoides, que são armazenados no interior do organismo até que ocorre a maturação dos óvulos. Os ovos são expelidos aos milhares e não recebem os cuidados dos progenitores.
Todas as espécies são carnívoras. A maioria, predadores especializados. Alguns, como o dragão azul,  inclusive  se alimentam de anêmonas urticantes, são imunes ao veneno e, inclusive, o utilizam para reforçar suas defesas.
Podem ser criados em aquários, porém exigem cuidados especiais com a alimentação e na escolha dos coabitantes. Quando devorados ocasionam a morte dos predadores e, inclusive, quando morrem por causas naturais contaminam o ambiente com substâncias tóxicas que podem exterminar os demais ocupantes.
Admirem em formato tela grande o vídeo anexo, são imagens duma beleza ímpar.

NUDIBRÂNQUIOS – 3min 7seg
NUDIBRÂNQUIOS E PLANÁRIAS DO MEDITERRÂNEO – 5min58seg
NUDIBRÂNQUIOS DE ÁGUAS FRIAS – 3min52seg























































  













  














  





























Nenhum comentário:

Postar um comentário