segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

PAPA FRANCISCO



Papa Francisco – Por Jayme José de Oliveira

Jayme José de Oliveira
Jayme José de Oliveira
A humanidade se caracteriza por ser constituída por uma maioria de seres de padrão médio. Padrão médio não significa medíocre, significa o meio termo entre os expoentes e os menos dotados.
Em todas as categorias refulgem os expoentes. No esporte: Pelé no futebol, Magic Johnson no basquete, Mark Spitz na natação, Maria Ester Bueno no tênis e assim por diante. Líderes militares como Leônidas nas Termópilas, Patton, Rommel… Líderes políticos como Vargas, Churchill, de Gaulle, Lincoln, Napoleão…
Quero ressaltar os expoentes que realmente desbravaram no passado e atualmente sinalizam para onde devemos nos direcionar. Cristo, Sidarta Gautama (Buda), Maomé, Lutero… embasaram as principais religiões vigentes e tiveram timoneiros que conduziram através do tempo e da história.
Eis que de repente, não mais que de repente, realizando a profecia de Morris West quando escreveu “A Eminência” em 1.999, é entronizado um papa argentino.
No dia 13 de março de 2.013 Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa para suceder o Papa Bento XVI que renunciou ao cargo em 28 de fevereiro. Ele se tornou o primeiro papa latino-americano na História da Igreja Católica, assumindo o nome de Papa Francisco.
Ao aparecer pela primeira vez na janela utilizada para os pronunciamentos oficiais surpreende a todos, antes da bênção aos fiéis que se aglomeravam na Praça São Pedro:
-“E agora quero dar a Bênção, mas antes… antes, peço-vos um favor: antes do Bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe; é a oração do povo, pedindo a Bênção para o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração vossa para mim”.
Foi a primeira quebra de hábitos arraigados há longo tempo, mas não o único. Desde a primeira aparição notabilizou-se por gestos que surpreenderam muitos e sedimentaram uma aura que o acompanha onde quer que vá. Pode-se dizer que o povo, não apenas os católicos, são sua preocupação principal e não deixa de demonstrá-lo. Procura congraçar com todos, principalmente com as crianças e os que sofrem. Mistura-se ao povo e interrompe o trajeto frequentemente, recusa o uso de carros blindados para desespero da segurança.
Sua primeira viajem ao exterior foi ao Brasil onde esbanjou simpatia e bom humor: “O Papa é argentino e Deus é brasileiro”.
Na peregrinação que fez a Palestina estreitou os laços com o Patriarca Bartolomeu de Constantinopla, assinaram em conjunto um documento que encerrou as hostilidades que perduravam desde 1.054. Durante a estada convidou o presidente de Israel e autoridades Palestinas para irem em conjunto ao Vaticano.
Ressaltamos que no afã de promover o ecumenismo e o congraçamento entre as religiões tornou-se amigo do biofísico e rabino Abraham Skolka desde 1.999, inclusive escreveram em conjunto um livro “Entre elcielo y latierra”, em 2.010.
A rainha Elizabeth II foi ao Vaticano um dia antes do 32º aniversário do início da Guerra das Malvinas. Desde 2.011 a rainha não viajava ao exterior.
O papa Francisco vai discursar no Congresso americano no dia 24 de setembro, anunciou o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner.
“Nesse dia, sua santidade será o primeiro papa na história a dirigir-se a uma sessão conjunta do Congresso”, afirmou Boehner. Estamos agradecidos que o santo padre tenha aceito o nosso convite, e certamente ansiosos para receber a sua mensagem em nome do povo americano”, acrescentou.
O papa Francisco confirmou a visita aos Estados Unidos em setembro deste ano para participar de um encontro mundial de famílias, Francisco será o quarto papa a visitar os Estados Unidos.
Já está programada uma viajem a Sarajevo, Bósnia Erzegovina para 06/06/2015.
A pedofilia, esta antiga chaga, mais deletéria que a lepra e a AIDS, finalmente encontrou quem a encare e, sem tergiversar, expõe publicamente os transgressores, os condena e expulsa, destituindo-os dos cargos que ocupam. Sob hipótese alguma contemporiza ou permite que se esquivem das consequências. Não importa sejam sacerdotes ou cardeais.
Ao Banco do Vaticano (IOR), notório em abrigar recursos não inteiramente comprováveis, assim se referiu: “É necessário que o IOR seja como um banco qualquer, precisa transparência e honestidade”. Passando das palavras aos atos determinou rigorosa auditoria.
Duranteo voo de retorno do Brasil concedeu uma entrevista na qual, inquirido sobre gays e divorciados assim se expressou:
“Se uma pessoa é gay, procura Jesus e tem boa vontade quem sou eu para julgá-lo”?
“Não é impossível admitir que a comunhão paradivorciados casados de novo possa e deva ser estudada no contexto duma nova Pastoral do Matrimônio. Os feridos da Igreja devem ser curados”.
Em declaração feita na Academia de Ciências Pontifícia diante de vários estudiosos e acadêmicos o Papa disse que a criação do mundo não era obra do acaso mas eivada dum princípio supremo de criação por amor e completou:
“O Big Bang, que hoje é considerado a origem do mundo, não contradiz a intervenção criativa divina, mas a confirma”.
Ele falou que as teorias do Universo e da Criação são corretas e fazem parte do plano divino, Criticou a interpretação de pessoas que leem a Bíblia e acham que Deus é um mago que criou o mundo apenas com uma varinha mágica.
“Foi o Concílio de Florença no século XV que rubricou definitivamente a doutrina de Santo Agostinho de um castigo e um inferno eternos. Pedia-se aos sacerdotes e bispos que defendessem essa doutrina “para que os fiéis , por temor ao castigo do inferno eterno, não pecassem”. Porém, já no século V, São Jerônimo estava convencido de que a doutrina do inferno não era conciliável com a misericórdia de Deus
Hoje, o papa Francisco deu um salto de séculos, colocou-se ao lado das primeiras comunidades cristãs ainda embebidas da doutrina do misericordioso profeta de Nazaré, que veio “PARA SALVAR E NÃO PARA CONDENAR”.
Os primeiros cristãos sabiam que Jesus havia sido duro e severo com a hipocrisia e com o poder tirano, enquanto abraçava os marginalizados pela sociedade bem como os que a Igreja oficial de seu tempo tachava de pecadores”. (Juan Arias – El Pais, 20/02/2.015)
CONHEÇA O PAPA FRANCISCO -4min31seg
ELEIÇÃO DO PAPA FRANCISCO – 6min07seg
PAPA FRANCISCO FALA SOBRE GAYS, CASAMENTO E OUTROS TEMAS – 3min40seg
PAPA FRANCISCO PARA O CARRO PARA ABENÇOAR JOVEM DOENTE -1min34
PAPA FRANCISCO – DEUS NÃO FEZ O MUNDO COM UMA VARINHA MÁGICA – 1min16 seg
PAPA FRANCISCO ENTREVISTADO POR GERSON CAMAROTTI – 29min40seg
PAPA FRANCISCO E A SEGURANÇA NO BRASIL – 6min46seg
PAPA FRANCISCO NAS FILIPINAS – 12min25
PAPA FRANCISCO ANUNCIA VIAJEM A SARAJEVO – 20 seg
PAPA FRANCISCO E BENTO XVI JUNTOS EM SÃO PEDRO – 1min10seg
PAPA FRANCISCO E A RAINHA ELIZABETH II – 1min29
PAPA FRANCISCO NA TERRA SANTA SURPREENDE – 2min19seg
zx
Jayme José de Oliveira

Comentários

0 Comentários

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

365 DIAS



365 dias – Por Jayme José de Oliveira

Jayme José de Oliveira
Jayme José de Oliveira
Há 365 dias estreei “Ponto e contraponto” em Litoralmania, graças à recomendação do prof. Sérgio Agra, decano escritor e colaborador aos editores do exponencial jornal eletrônico do litoral gaúcho, um jornal de trajeto vitorioso, moderno e performático nas suas notícias continuamente atualizadas.
Orgulho-me em pertencer a uma equipe tão dinâmica, onde reina absoluta liberdade para exprimir nossas ideias e convicções, sempre pautadas no respeito à verdade e ao contraditório.
O agradecimento que deixo expresso aos supracitados é extensivo aos leitores que muito me honram com sua atenção e, amiúde, colaboram com seus comentários.
A História da humanidade pode ser dividida entre antes e depois da descoberta da escrita, antes a transmissão oral ocasionava frequentes e inevitáveis deturpações.
A evolução do registro feito por intermédio de caracteres cuneiformes, hieróglifos, ideogramas etc., até a adoção do alfabeto latino foi lenta, mas exitosa. No início copistas dedicavam suas vidas para escrever os livros que perpetuaram sem adulterações a história original.
A Johannes Gutemberg é debitada a invenção da impressão com tipos móveis e a Bíblia impressa na década de 1.450 – 300 exemplares, dos quais subsistem 40 – pode ser considerado o início de tudo que se seguiu, até os jornais eletrônicos atuais.
A imprensa livre é um requisito conditio sinequa non para o exercício da democracia. Não é sem razão estar entre as primeiras vítimas das ditaduras que não subsistem quando esmiuçados e publicados seus desmandos.Enquanto houver liberdade de imprensa, respiraremos os haustos da liberdade de viver sem peias.
Sem-Título-1
Jayme José de Oliveira

Comentários


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

TRANSGÊNICOS,DO BEM E DO MAL




Transgênicos, do bem e do mal – Por Jayme José de Oliveira

Jayme.1-150x150
Jayme José de Oliveira
Transgênicos são organismos que contém um ou mais genes transferidos de outra espécie. (Dicionário Houaiss)
A tão discutida soja transgênica é um exemplo, causou acirradas discussões e continua na ribalta.
Por similaridade, em vez de acrescermos genes para aprimorar um organismo podemos remover um ou mais para escoimar deficiências ou doenças de origem genética, é um campo em que os geneticistas laboram arduamente. Já conseguiram resultados palpáveis e se descortina a médio e longo prazo a eliminação desses patógenos genéticos e, por consequência, a erradicação das doenças correlatas.
Por outro lado, como tudo que a ciência tem capacidade de realizar, este processo pode ter seu sentido desvirtuado e produzir organismos para serem usados como armas biológicas. Novos e mais virulentos micro-organismos, plantas daninhas e animais com capacidades específicas. Não existe o bem e o mal na escalada da evolução. Existe o bom e o mau emprego do resultado das pesquisas.
Quando o ex-deputado frei Sérgio Görgen se lançou numa cruzada contra a soja transgênica chegou a aterrorizar os agricultores com a ameaça de serem contaminados com AIDS pois, segundo ele, genes do vírus eram utilizados no processo da transgenia. Era uma informação falsa embora, tecnicamente, seja viável e mesmo corriqueiro o emprego de genes oriundos de micro-organismos em casos específicos.
O arroz dourado, se difundida a sua produção, comercialização e uso em países com deficiência em vitamina A salvará milhares de pessoas da cegueira ou até da morte. É obtido através da introdução de dois genes da flor narciso (narcissus-pseudonarcissus) e um duma bactéria (erwynaanedovora).
A explicação é simples, TODOS os organismos vivos são construídos através de 4 bases: Adenina-timina + citosina-guanina. Assim como TODOS os livros escritos utilizaram 26 letras, TODOS os organismos vivos são constituídos pelas 4 bases. Sim, somos todos parentes e descendentes da célula primitiva. Os “tijolos” que constroem o homem são os mesmos na minhoca e no brócolis. E no vírus da AIDS, no vibrião da cólera, no bacilo de Koch (tuberculose), etc…
Em assuntos referentes à ideologia, ética, religião, economia e política, também dispomos desta capacidade. Às vezes criamos monstrengos.
Depois de Getúlio Vargas lutar pela criação da Petrobras, os governos subsequentes a transformaram na maior empresa nacional (em 2.010 valia R$380 bilhões).
Aos poucos, numa operação semelhante à transgenia, fomos agregando “genes” malignos e a transformamos num verdadeiro Frankenstein.
Os “genes“ agregados:
• Superfaturamentos que catapultaram os preços;
• propinas que abriram portas;
• contratos aos quais eram, posteriormente, agregados aditamentos;
• empresas que se mancomunaram para ratear as obras licitadas;
• dirigentes que cobraram comissões ou se omitiram de impedir os descaminhos;
• doleiros que intermediaram as negociações e pagamentos;
• políticos que surfaram na onda.
O resultado: em 28-01-2.015 o valor da Petrobras despencou para R$ 114,1 bilhões e a credibilidade para o subsolo.
Poucos lucraram muito à custa de muitos que perderam muito.
Monteiro Lobato deve estar se revirando na tumba.
Brasil/ Mostra a tua cara/ Quero ver quem paga/ Pra gente ficar assim/
Qual é o teu negócio?/ O nome do teu sócio?/ (Cazuza)
Sem-Título-1
Jayme José de Oliveira

Comentários

0 Comentários

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O INOMINÁVEL





Inominável – Por Jayme José de Oliveira

Publicado por Ponto e contraponto em 03/02/2015 as 16:39

Jayme José de Oliveira
Estamos vivendo numa comunidade conturbada, na qual os cidadãos de bem são  continuamente confrontados com situações que lhes causam revolta, vergonha e desânimo ante a impotência de corrigir os desacertos.
Não nos atenhamos apenas aos grandes malfeitos que, inclusive, estão levando o país a um rumo escabroso. Falemos de fatos e atitudes que estamos habituados a assistir e forçados a coexistir.
Não ouço ecoar as vozes de protesto, nem percebo multiplicarem-se atitudes de reprovação explícita quando, e como isso é corriqueiro, presenciamos “pequenos” desvios de conduta. Um sinal vermelho ultrapassado, um pequeno suborno para driblar a burocracia, lixo jogado na via pública. Ao contrário, é corriqueiro relevar de nossos afins (filhos, parentes e amigos) estas e outras contravenções.
Quando vi uma foto estampada na capa do Correio do Povo que reproduzo nesta coluna, percebi a quanto pode se degradar o ser humano. A imagem dos cãezinhos descartados prescinde comentário adicional.
Outra imagem que anexo explicita o quanto podem ser diferentes as pessoas. O dachshund arrimado por um aparelho ortopédico recebeu e retribuiu afeto por muitos anos. Deixa saudade! E nos mostra a grandeza de sua “dona” e AMIGA!
Ao abrir meu e-mail, lá estava o texto inserido abaixo. Quem o enviou foi minha filha, Marília Gerhardt de Oliveira. Assino embaixo.
“Uma reportagem de capa do Jornal Correio do Povo (30-01-2015) nos emociona”! Basta ver o olhar dos cachorrinhos abandonados escondidos em meio à sucata depositada na ERS 40!Provavelmente presentes mimosos de Natal, sistematicamente abandonados nas praias, nas estradas, nas ruas…


Quem faz isto dá que exemplo a seus filhos e filhas? De falta de respeito, incapacidade de amar, mas de COERÊNCIA com outras condutas como dar cartões de débito a familiares muito jovens, mas nada querer saber sobre por onde estão e com quem, bebendo, fumando e consumindo outras drogas, madrugadas afora… Quando engravidam, optam por abortos ou simplesmente por deixar os nenês para serem cuidados pelos avôs!  Há que se estudar com Médicos Veterinários como fazer para que cada bichinho receba, além de vacinas, a introdução de um CHIP com o CPF destes Senhores e destas Senhoras! E puni-los exemplarmente pois não educam e sim DESEDUCAM seus filhos, contribuindo para que a sociedade em que vivemos se torne cada vez mais psicopática que descarta, sem nenhum pudor, crianças, idosos e animais (como relatou, por exemplo, Fernando Gabeira, na Globo News, sobre os jumentos no Nordeste).  Malfeitos em órgãos públicos, desníveis injustificáveis entre as aposentadorias públicas e privadas, impunidade a criminosos de todos os matizes, em especial os dedicados a ROUBOS, ASSASSINATOS, ESTUPROS e TRÁFICO DE DROGAS.Que a CIDADANIA não mais se cale e DENUNCIE os que tem comportamento ARROGANTE e IRRESPONSÁVEL na relação com verdadeiras pessoas de bem, junto às comunidades em que vivem e trabalham.  E se formos ver bem de perto, os que descumprem leis de trânsito, fraudam o imposto de renda, desvalorizam as mais variadas expressões de VIDA… são os mesmos!”